domingo, 31 de maio de 2009

Quem apoia esta ideia

O Eco Moda contará com a maquiadora Cíntia e a maquiagem da Contém 1g make-up!
A Contém 1g make-up também sustenta esta ideia. Só falta você.
Não perca o evento mais fashion da semana do meio ambiente, 07 de junho no ICBA!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Moda Levite Bahia

Considerado como A moda pop afro-baiana, o trabalho de Levite Bahia, um dos mais criativos e populares estilistas de Salvador, pode ser visto em sua loja/ateliêr na Carlos Gomes com a promessa de uma coleção focada na Moda das Ruas, aquela casual e urbana que cai no gosto dos artistas consagrados e cults, os rotineiros clientes da grife Levite Bahia.

O estilista em seu atelier:






"Quem não quer ser notado não veste a griffe Levite Bahia. Faço moda para quem quer ser visto. Despercebido, nunca. É muita ousadia, atitude e personalidade. Para pessoas especiais. Tem clientes que guardam a minha roupa como relíquia. Tenho compradores europeus que voltam todo verão para renovar o guarda-roupa." diz o estilista.

O material que mais se vê nas peças criadas por Levite é o originário da flora e da fauna baiana. Tons ocres, pastéis e os terras predominam no universo Levite Bahia. E na maioria são vestes exclusivas. E podem até ser encomendadas, como acontece quando produtores de teatro ou empresários da música o procura. Ele aproveita, recicla e recria em cima de quase tudo. O artista, trabalha com juta, licuris, palha da costa, sisal trançado, fibras diversas e algodão cru.

A fonte de inspiração de Levite Bahia é a rua. Do batente da porta do seu ateliê em diante tudo é inspiração. O estilista recupera o grita de um passado num estilo de moda que simboliza contestação, "Negro é lindo e tem poder". Seus tons, traços e os marcos estéticos nos croquis são na maioria concepções raciais. Transporta quem vê as suas criações ao universo forte da nação afrodescendente. A gente negra que povoa a Bahia. Tem um pé na emoção da pele e na ginga do soteropolitano que tem o batuque na alma e outro na realidade do bolso, com preços acessíveis, quase todo mundo pode comprar algo na sua loja.

É por isso que o Levite Bahia é tão procurado por bandas que estão se lançando no mercado. O estilista participou de uma homenagem a Caymmi, fez modelitos para mulheres que se inspiraram em "Marina Morena". E no Pelourinho o Ateliê Levite Bahia faz anualmente intervenção de Rua na Gregório de Mattos, e do vendedor do Picolé ao ao rei do Axé, todos sobem na passarela e mostram a moda real, criativa e colorida do artista.









Visite o My Space do artista para maiores informações, ou via tel.: (71) 8702 7099

Fonte: GLX

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cursos sobre reciclagem

Existe uma organização chamada Recicláveis, onde são oferecidos cursos para pessoas interessadas em técnicas de reciclagem, produtos, entre outros. O esforço da organização, além de manter o portal Recicláveis.com - onde um sem número de informações sobre o assunto estão elencadas, além de serviços e produtos que são colocados a venda, é dividido em três projetos-cursos, a saber:

Recicláveis kids, um programa educacional voltado para as crianças;

Recicláveis + vida, que apoia associações ou cooperativas de reciclagem e catadores cuja renda seja revertida para alguma obra social;

Ecoempreendedor, que são os cursos voltados para o emrpesariado aprender a lidar ocm o material e com isso gerar renda, economia de gastos e possibilitar a transofrmação do que é coletado por catadores em renda a cooperativas de reciclagem ou beneficiamento do lixo.



Por enquanto os cursos são oferecidos em São Paulo, mas faça a sua parte divulgando esta ação.


Clique aqui pra conhecer o projeto.

BANDODIPAPEL

Este é um projeto multicultural que o Grupo Cultural GALERA DO MAR está desenvolvendo na comunidade de Itapuã, que teve início em agosto de 2005, através da metodologia da arte-educação, criando e confeccionando novos instrumentos percussivos: marcações, timbaus, repiques, pandeiros e outros. São utilizados os seguintes materiais: madeira e/ou papelão (estrutura), tecido (revestimento), papéis variados (acabamento artístico) e nas “peles” são reutilizadas garrafas plásticas, radiografias e outros materiais similares, onde desenvolvemos um novo processo de afinação, proporcionando um universo musical percussivo inovador que temos muito ainda a “TOCAR” em todos os sentidos.
O Bandodipapel – grupo musical percussivo será apresentado com os alunos e professores do CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE MÚSICA DA BAHIA e de artistas músicos e percussionistas convidados. Com um repertório bastante variado da música instrumental erudita até a MPB contemporânea.

O professor, Ives Quaglia, que é artista plástico e arte-educador, em realizando experiências educacionais, através da metodologia da arte-educação, utilizando a técnica do papelamento, na criação, confecção e produção de objetos multifuncionais (utilitários; didáticos e artístico-culturais).

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Green Fashion Miami

Abertura da Miami Fashion Week, o Green Fashion Show Miami é um evento que, como o nome sugere, apenas materias de apoio ao uso sustentável dos recursos do planeta são expostos.

Uma das estilistas que participou na última edição, já conhecida pela sua moda ecológica, foi Lara Miller, natural de Chicago, nos EUA. Frankovik e Samy Gicherman, da Venezuela, e Adam Hernandez e Jose Alfredo, de Porto Rico, outros designers que também trabalham o lado ecológico da moda, mostraram igualmente as suas criações neste evento.

O Green Fashion Show tem como objetivo divulgar novos estilistas ética e ecologicamente responsáveis, que durante a confecção dos seus produtos evitam os gastos desnecessários, de forma a proteger o ambiente. Outros dos aspectos valorizados no evento são os modelos produzidos a partir de tecidos reciclados, que em nada ficam atrás de alguns modelos que desfilam nas maiores semanas da moda mundiais.

Entre os famosos apaixonados pela natureza, Natalie Portman deixou-se convencer pela moda amiga do ambiente e decidiu lançar uma linha. A atriz americana criou sapatos vegan (modalidade de vegetarianismo) em parceria com a marca Té Casan. Os sapatos não possuem produtos de origem animal, sendo as matérias-primas oriundas da flora. Cada modelo tem edição limitada de 100 peças por número.

Veja vídeos do Evento

Site Oficial do Evento

terça-feira, 5 de maio de 2009

I'm not a Plastic Bag

Na onda do consumismo global, uma designer inglesa, Anya Hindmarch, fez em 2007 uma linha de bolsas de compras, com algodão orgânico, com a frase "I'm not a plastic bag" - Eu não sou uma sacola de plástico. Por sua venda limitada, a bolsa foi um sucesso de vendas e muitas imitações apareceram. Como disse a designer à éopoca, é preciso causar frisson e tornar um produto fashionable pra que ele caia no gosto do consumidor e depois, se torne um hábito. Vale ressaltar que a bolsa custava U$15 , quinze dolares.

E essa é a tendência que se observa nas ruas, de Europa e E.U.A. principalmente e que chega de forma ainda tímida ao Brasil, estabelbecimentos comerciais, como redes de supermercados e algumas lojas de roupas, passam a oferecer versões de bolsas retornáveis de sua própria linha - como as do Wall Mart/ Bompreço - e dão vantagens a quem diminui o uso de sacolas plásticas.

Pensando assim, a Elementais, marca baiana de moda feminina, lançou para este verão uma sacola com um design superarrojado, que traz referências da atual coleção e campanha,e pode ser encontrada nas lojas da marca. Site Elementais.

A sacola:

sábado, 2 de maio de 2009

Lixo é Riqueza

É preciso diminuir a quantidade de lixo

Há 28 anos a arquiteta Ana Vieira, coordenadora da Assessoria de Planejamento da Empresa de Limpeza Urbana Limpurb se debruça a estudar e entender os desafios do lixo. Por ser Salvador a terceira maior capital do país em população e possuir quase três milhões de habitantes, gerando desigualdades pontuais, inclusive, por ter uma taxa de crescimento de 1,6 por cento ao ano, com 60 por cento de pessoas vivendo da informalidade, ela alerta que é preciso cada vez mais reduzir a quantidade de produção de lixo, reutilizar e reciclar já que cada habitante da cidade gera em média 1k de lixo por dia.

Participando recentemente no Centro de Recursos Ambientais CRA, da oficina LIXO é riqueza, promovida pela Coordenação de Inovação Ambiental Inova, do Núcleo de Estudos Avançados do Meio Ambiente Neama, Ana falou para 54 trabalhadores da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari, Coopmarc, empresa sediada no município e adotada pela Suzano Celulose, dentro do Programa Parceiros do Meio
Ambiente e, após sua palestra, concedeu uma entrevista exclusiva à jornalista Nádya Argôlo, da Assessoria de Comunicação do CRA para o portal do Sistema Estadual de Meio Ambiente SEIA.

Para ler a Entrevista, clique aqui.

Retirado do Site da SEIA - Sistema Estadual de Informações Ambientais